domingo, 12 de setembro de 2010

DORA ABBY: EMPREENDER A VIDA

Dora Abby
 



Agradeço a Dora por me permitir compartilhar este depoimento cheio de força, fé e crescimento

EU E A ESCLEROSE MÚLTIPLA. 

 
“Eu era ainda moça, 32 anos quando foi diagnosticada a doença. Na época ninguém conhecia nada sobre a doença, e era encarada como um câncer. No inicio era muito difícil encontrar médicos que pudessem diagnosticar os sintomas que eu apresentava: dificuldade no equilíbrio para andar, dor de cabeça constante, visão dupla e formigamento nos braços entre outros.

Eu tinha um filho com 11 anos e duas meninas, uma com 9 e outra com 2 anos. Foi uma época muito difícil pois tudo doía muito e eu estava praticamente direto em casa. Anos depois recebi um encarte do meu filho que estava na Europa que dizia “ A esclerose múltipla é uma doença que atinge à própria pessoa e a todas as pessoas da família” Isto è verdade pelo menos durante um curto tempo, aos poucos você fica sozinho com ela.
 

Como não tem cura é uma doença com altos e baixos a vida toda. No decorrer do tempo a doença é você com você. E se você não tiver consciência, força e boa orientação, já era. Eu mergulhei em uma depressão total. A doença acontece em surtos de tempos em tempos, temos momentos ruins longos mais e bem assim que temos que viver.
Andar? enxergar? ver? companhia o tempo todo!!. Tem pessoas que conseguem se virar sozinhas mas de tempo em tempo entramos em crise. Obvio que temos apoio da família, mais a grande força tem que sair de você mesmo.

Hoje, após de diversas internações fui conhecer a Associação de Pacientes de Esclerose Múltipla do Estado do Rio de Janeiro, APEMERJ. Lá eu consegui perceber que meus problemas eram iguais aos das outras pessoas. Meu trabalho na APEMERJ me fez valorizar melhor minha vida e ter consciência da importância do apoio da família, do compartilhar, da solidariedade e ver que não sou a única pessoa que enfrenta esta doença.

Mesmo com a doença, hoje eu me sinto mais segura e pronta para procurar novos tratamentos. Meu corpo e meu espírito estão mais positivos. Meu cansaço é grande mas meu desejo de vencer é maior ainda”.

www.apemerj.org.br


O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA?

"A esclerose múltipla (EM) é uma doença inflamatória que não tem cura e extremamente invasiva. Atinge as fibras nervosas responsáveis pela transmissão de comandos do cérebro a várias partes do corpo, provocando um descontrole interno generalizado. Muitas vezes o termo esclerosado é usado para as pessoas que perdem a memória ou apresentam outras confusões mentais quando vão envelhecendo. Não tem nada a ver! A esclerose múltipla não tem nenhuma relação com as limitações que surgem com o envelhecimento. Trata-se de um problema comum em adultos jovens, na faixa de 20 a 40 anos. O maior pico é por volta dos 30 anos. Raramente pessoas na terceira idade desenvolvem a doença.

A esclerose múltipla não é um processo degenerativo contagioso e, na maioria dos casos, não é fatal. Apesar de não ser herdada, atinge pessoas geneticamente predispostas a doença e se manifesta de diferentes modos. Atualmente, há cerca de 35 mil brasileiros que sofrem deste mal. E, em geral, as mulheres são as mais atingidas (na proporção de duas mulheres para um homem).

O diagnóstico não é simples e pode levar alguns anos para ser feito corretamente, pois os sintomas se assemelham, em alguns casos, com outros tipos de doenças do sistema nervoso (devido aos sintomas iniciais, muitas vezes o paciente nem procura orientação médica). Entre os principais sintomas da doença estão alteração no controle de urina e fezes, comprometimento da memória, depressão, dificuldades de movimentos, fala e deglutição, dores articulares, dormências, fadiga intensa, mudanças de humor, paralisia total ou parcial de uma parte do corpo, perda da visão em um ou ambos os olhos, queimações, sensações de formigamento. tremores e tonturas. Segundo o neurologista Dagoberto Callegaro, “estes sinais podem levar horas ou dias para aparecer. Em média, a doença inicia com um surto por ano ou um a cada dez meses. Chamamos de surto um novo sintoma neurológico que provoca uma alteração sensitiva ou motora”.
continua...
http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/02/24/o-que-e-esclerose-multipla/


Outros artigos
 

Um comentário:

  1. de Clarice Lispector
    "Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
    Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte,
    Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
    As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
    elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."

    ResponderExcluir