Mulheres.. aqui o texto prometido de Ruben Alves .
Fazer o que... este escritor mineiro conquistou meu coração com suas reflexões simples e profundas. O texto fala de mudança e transformação, temas que estou trabalhando com os grupos de mulheres empreendedoras. Boa leitura e um bom momento de reflexão neste fim de ano. A todas e todos um bom natal e um 2011 com muita pipoca doce.
MILHO DE PIPOCA
Rubem Alves
A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele dever ser aquilo que acontece depois do estouro.
O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão - sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesmo, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece:
PUM! - e ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca de milho que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo... (Do livro "O Amor que acende a lua" (Editora Papiros)
Encuentro muy ocurrente y original esta metáfora. Seamos todos pipoca!!!!!
ResponderExcluirE vamos estourar pipocas!!
ResponderExcluirComer pipocas!! virar pipocas!!
Que o fogo que transforma aqueça nossos corações e nesta transformAÇÃO possamos nos iluminar e irradiar luz!
Como a nossa amiga Luz marina.
Beijos
Bernadete
Rede Feminina de Paraty- Instituto Colibri
Oi Luz, Voce sempre acende um foguinho para iluminar os nossos caminhos de transformação. A partir de 2011 Urano e Júpiter entram em Áries (fogo) anunciando e exigindo grandes transformações nos individuos e nas sociedades. É hora de começar a escolher o milho, a panela, ou seja, a direção e os meios que facilitarão a nossa transformação. Que a gente fique branquinha como a paz e possa ajudar a alimentar momentos de prazer. Um beijão, Mena
ResponderExcluir!Que fofura de PIPOQUINHAS!!!! minhas amigas pipocas obrigada por EXISTIR. beijokas..e vamos ter pipoca no nosso encontro com a REDE em Paraty amanhã???
ResponderExcluirOi amiga!
ResponderExcluirBelo texto, já conhecia e gosto muito, não é de admirar que você também tenha gostado, sua sensibilidade é uma pipoca doce e gostosa!
Aproveito pra te desejar FELIZ NATAL e um ANO NOVO de pipocadas bem docinhas! Feliz 2011!!!
beijocas