terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MULHERES EM REDE

Francisca Sandra da Costa Souza

Sou mulher e mãe. Nordestina migrada para o sudeste. Artesã e moradora de Paraty. Junto com outras mulheres, amigas e o Instituto Colibri criamos a Rede Feminina de Paraty . Grupo de mulheres artesãs, cozinheiras e tecelãs...
Minha ação social integra iniciativas de economia solidária que visam à geração de renda e desenvolvimento sustentável na comunidade, baseadas em processos participativos de oportunidades de trabalho e aprendizado. Promove também a valorização e reconhecimento dos saberes e fazeres, fortalecendo nossa identidade cultural.

Gostaria de ver as mulheres da Rede Feminina capacitadas, ampliando suas produções, aprimorando suas habilidades na técnica, iniciando assim, um processo de entendimento sobre formas cooperadas de produção. E que também fossem desenvolvidas pesquisas de novas técnicas e design valorizando a identidade local, no caso, da tradição manual dos caiçaras, dos índios, dos negros em tramar com seus fios suas redes de pesca, suas cestas e esteiras. A variedade de materiais e o aprofundamento na produção artesanal possibilitam a comercialização de produtos mais elaborados para o mercado consumidor, dando ao grupo sustentabilidade e aumento da renda familiar.

Francisca participa do Movimento NATURA - ACOLHER
veja informações:
http://www.movimentonatura.com.br/Acoes/Inicio/Default.aspx?IdGrupo=9212704141908274263



Um comentário: